segunda-feira, 7 de junho de 2010

Faleceu Dário Castro Alves, ex-Embaixador do Brasil em Portugal‏



O diplomata faleceu aos 82 anos, em Fortaleza, Ceará, Brasil
Faleceu Dário Castro Alves, ex-Embaixador do Brasil em Portugal (1979-1983)

É com pesar que a Embaixada do Brasil em Portugal comunica o falecimento ocorrido ontem, dia 6 de junho, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, do Embaixador Dário Castro Alves, aos 82 anos.
O diplomata de carreira foi Embaixador em Portugal mais de quatro anos (22 de maio 1979 a 2 de setembro de 1983). Durante o período em que chefiou a Embaixada do Brasil, o Embaixador Dário Castro Alves marcou as relações luso-brasileiras através das amizades que cultivou, mas também da divulgação da arte do Brasil. O diplomata cearense foi ainda Cônsul-Geral, no Porto, onde terminou a sua carreira em 1990.

Em Portugal e no Brasil, Dário Castro Alves tem vindo a ser reconhecido pelo trabalho realizado em prol das relações entre os dois países de expressão portuguesa. Sinal disso é o Prémio Dário Castro Alves, instituído pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, criado para realçar personalidades que se destacam no estímulo às relações empresariais entre os dois países. Mas também a homenagem feita a Dário Castro Alves pela Embaixada de Portugal no Brasil, em Dezembro de 2008, que juntou mais de uma centena de pessoas e onde se reconheceu que o Embaixador foi um promotor dos valores da lusofonia.

Dário Castro Alves nasceu em 1927, em Fortaleza, no Ceará, Brasil. Em 1949 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na PUC do Rio de Janeiro. Ainda nesse ano passou a fazer parte do Serviço Diplomático Brasileiro, tendo estado em Buenos Aires, Nações Unidades (em Nova Iorque), Moscovo e Roma. Foi Embaixador em Lisboa entre 1979 e 1983 e, mais tarde na Organização dos Estados Americanos. Em 1984 foi Presidente do Conselho Permanente da Organização das Estados Americanos e, em 1990, aposentou-se na cidade do Porto, em Portugal, com categoria de Embaixador.

Em Brasília, Dário Castro Alves foi chefe do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, chefe de Administração do Ministério das Relações Exteriores, Secretário Geral e Ministro Interino das Relações Exteriores. Do seu currículo fazem ainda parte trinta condecorações honoríficas do Brasil e de outros países.

Em termos académicos importa salientar os títulos de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Ceará; de Académico de Mérito, da Academia Portuguesa de História; de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa; e de Director do Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade Internacional de Lisboa.

Do ponto de vista literário, é de realçar algumas obras de sua autoria como “Era Lisboa e Chovia”, “Era Tormes e Amanhecia”– dicionário gastronômico baseado na obra de Eça de Queiroz, “Era Porto e Entardecia” – dicionário de enologia da obra do mesmo autor, e ainda “Luso-Brasilidades nos 500 anos”. Todas as obras estão publicadas em Portugal e no Brasil.

1 comentário:

Anónimo disse...

Recordo com saudade o Embaixador que tive o prazer de conhecer enquanto esteve a frente do Consulado brasileiro na cidade do Porto. Na altura das eleições aqui no Brasil ele era incansável no propósito de incentivar os brasileiros ali cadastrados para que exercessem o seu direito ao voto. E um sensível escritor com obras de mérito publicadas.Um brasileiro de corpo e alma lusitana.Em paz,na sua Fortaleza.
Eulalia Moreno
Sâo Paulo-Brasil