terça-feira, 6 de julho de 2010

PORTUGAL 1 - ESPANHA O

PT CONTRA TELEFÓNICA (resultado ao intervalo)

O Estado português fez muito bem ter utilizado a golden share para impedir a compra da Vivo pela Telefónica.
As ofendidas virgens do mercado sobem pelas paredes com o crime, ignorando deliberadamente que se há país que mais tem utilizado o poder do Estado para impedir a compra das suas empresas por estrangeiros tem sido a Espanha.
Em Itália, Berlusconi impediu que a mesma Telefónica tomasse o controlo da Telecom Itália.
Na Gália o Governo francês impediu a compra da Danone bem como a entrada de investidores estrangeiros no sector energético.
Em Inglaterra ainda existem golden shares!
Em todo o processo quem se portou de forma reprovável foi a Telefónica. Avançou para a compra da Vivo sem avisar o seu parceiro de há 13 anos. Rejeitada, passou às ameaças, nunca aceitando conversar com os 3 dirigentes da operadora portuguesa. Depois, nervosa, vende a sua posição na PT a investidores travestidos e recusa-se a falar com o Governo português.
Todos sabiam, virgens ofendidas, acionistas, Telefónica, da existência da golden share. Se pensavam que era um berloque de Natal, enganaram-se.
Por isso, se há alguém que se portou de forma arrogante e pesporrenta, não foi o Governo português!
Com a Vivo, a PT é um dos maiores empregadores nacionais; uma das empresas que mais atrai o talento nacional; uma das empresas que mais investe no país, em particular na área da inovação; uma das empresas que mais impostos paga; uma das empresas com mais actividade nas áreas da responsabilidade social.
Por isso, ao impedir a destruição desta PT, o veto do Estado português foi muito bem utilizado.
(Excertos do texto de Nicolau Santos "O Estado fez muito bem", publicado no Expresso de 3 de Julho de 2010).

Sem comentários: