quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ


UM POEMA DE Chico Xavier

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser,
mas não brigue comigo.

Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;

Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito,
ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;

Se me quiserem fazer um santo, só porque morri,
mostre que eu tinha um pouco de santo,
mas estava longe de ser o santo que me pintam;

Se me quiserem fazer um demônio,
mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio,
mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...

E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim,
diga apenas uma frase:
-"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"

Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.

Gostaria de dizer para você que viva
como quem sabe que vai morrer um dia,
e que morra como quem soube viver direito.

Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente,
e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."

Sem comentários: