quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PERGUNTAS A CAVACO E AO MERCADO

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS EUROS
1 - QUALQUER PESSOA PODIA COMPRAR ACÇÕES DA SLN?


Resposta: Não. A SLN, que detinha a esmagadora maioria do capital do BPN, nunca esteve cotada na bolsa. Só se entrava na sociedade por convite.


2- PORQUE FOI CAVACO CONVIDADO?


Resposta: Não se sabe, mas desconfia-se...


3- QUEM CONVIDOU CAVACO SILVA A SER ACCIONISTA?


Resposta: Não se sabe. Cavaco Silva e a Presidência da República sempre recusaram responder a esta questãso. Mas o mais provável é que o convite tenha sido feito por Oliveira Costa ou Dias Loureiro.


4 - QUEM DECIDIA O VALOR DAS ACÇÕES?


Resposta: Em teoria eram os accionistas da SLN Valor que determinavam o valor das acções. Mas tudo era controlado por Oliveira Costa de forma discriminatória.


5 - COMO É QUE CAVACO, QUE SE DIZ COMPETENTE EM FINANÇAS E QUER SER UMA SOLUÇÃO PARA O PAÍS, ACEITA ENTRAR NUM NEGÓCIO EM QUE OS PREÇOS SÃO FEITOS DE FORMA POUCO CLARA, DISCRIMINATÓRIA? NEGÓCIO DE VÃO DE ESCADA?


Resposta: Não se sabe, mas esta ingenuidade(?) faz-nos desconfiar da sua competência técnica para chefiar o país.


6 - O PREÇO DE COMPRA FOI JUSTO?


Resposta: Não parece. O aumento de capital tinha sido subscrito a 2,2 euros. Ou seja, é muito provável que tenha havido favorecimento no preço de entrada do que no de saída.


7 - QUEM TRATOU DA VENDA DAS ACÇÕES?


Resposta: A carta a solicitar a venda das acções foi dirigida e, posteriormente, assinada por Oliveira e Costa, que determinou o preço.


8 - PORQUE É QUE CAVACO DESISTIU DE SER ACCIONISTA EM 2003?


Resposta: Não se sabe. E esta é uma questão fundamental. Cavaco poderá ter tido informação, que circulava nos meios políticos e económicos, de que a SLN era uma sociedade opaca e pouco recomendável.


9 - CAVACO AJUDOU A ESCLARECER ESTE CASO?


Resposta: Não. Cavaco limitou-se a colocar o acento na sua seriedade e honra. Mas "a filha de César, para além de ser ser séria tem que o parecer". O que não é o caso.
NOTA: ALGUMAS DESTAS QUESTÕES FORAM RETIRADAS DO JORNAL EXPRESSO DE 8 DE JANEIRO DE 2010)

Sem comentários: