segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VOLUNTÁRIO PARA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


Boa tarde,

Agradecemos que mencionem esta referência nas candidaturas.

REFª: PISTP/COORDPROJ/03-01-2010

Florbela Cordeiro
Coordenação de Voluntariado e RH
florbelacordeiro@medicosdomundo.pt

Avenida de Ceuta (Sul), Lote 4 – Loja 1, 1300-125
tel.+351 21 361 95 23 - fax. +351 21 361 95 29 -
tlm. +351 93 836 14 42

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Posto Coordenador Projecto/Psicólogo Médicos do Mundo

REFª: PISTP/COORDPROJ/03-01-2010

TERMOS DE REFERÊNCIA

Perfil do Posto

Designação do Posto: Coordenador Projecto “”Viver Positivo”.

Localização do Posto: São Tomé e Príncipe, com residência em São Tomé (de acordo com as necessidades da intervenção), actuando em todo o espaço geográfico em que MDM-P tenha projectos a decorrer.

Tempo de duração do Posto: 2 anos (duração do projecto)

Relações Hierárquicas: O Coordenador Projecto responde directamente perante o Coordenador de País e Desk de Projecto.
Será responsável por toda a equipa técnica local envolvida no projecto.

Descrição das funções do Posto: O Coordenador de Projecto irá exercer as suas funções no âmbito do projecto em causa, devendo, no entanto, prestar apoio a todos os membros da equipa MDM-P, mesmo que não estejam inseridos no projecto em questão. Em caso de necessidade, poderá ser chamado a suportar temporariamente a coordenação de outro (s) projecto (s) ou a desempenhar outras funções em acumulação, desde que demonstre qualificação para tal.

É sua responsabilidade a gestão de todas as actividades do projecto “Viver Positivo”, assegurar a conformidade dos objectivos e resultados esperados, de acordo com a proposta apresentada, assegurar o acordo com as regras e procedimentos dos financiadores e assegurar a qualidade da implementação do projecto.

Tem como funções específicas:

Gestão do projecto

• Permanente acompanhamento e análise da situação política, social, humanitária e económica de São Tomé e Príncipe e da região;
• Assegurar a harmonização dos projectos de Médicos do Mundo, nos programas nacionais em vigor (tanto de Ministérios como de organizações internacionais: OMS, UNICEF, Ministério da Saúde, etc.) e a execução das normas técnicas nacionais em uso;
• Estabelecer a ligação com todos os parceiros do projecto, assim como outros actores importantes para a implementação do mesmo, sendo de salientar a articulação próxima com os Serviços Distritais de Saúde;
• Actualizar, conjuntamente com os parceiros da organização, o programa, seus objectivos, actividades, necessidades humanas, materiais e técnicas e orçamento.
• Elaborar uma proposta de definição do perfil de posto e competências profissionais dos activistas previstos pelo projecto;
• Efectuar o plano orçamental do projecto e assegurar a execução dos gastos apropriados, em coordenação com o Coordenador País, o Administrador e o Desk de projecto, de acordo com os requisitos dos financiadores e de MdM;
• Elaborar relatórios de actividades mensais do projecto;
• Elaborar relatórios finais e intermédios de projecto para financiadores (de acordo com normas de cada financiador de projecto);
• Garantir o funcionamento adequado do sistema de informação para a gestão do projecto e recolha de informação das actividades realizadas no terreno;
• Desenhar os planos anuais de actividades no âmbito do projecto;
• Elaborar o plano de implementação com base nos dados existentes no DHS e do estudo CAP a realizar;
• Transmitir regularmente informações para a equipa da sede;
• Enviar informação actualizada para Dept de Comunicação sobre as actividades em curso.
Implementação operacional do projecto

• Programar e realizar o levantamento e diagnóstico da situação sanitária, socio-económica e familiar de todas as pessoas seropositivas (PVHS) que possam ser abrangidas pelo projecto, criando para o efeito um questionário a ser implementado junto das devidas entidades médicas. Será criado um sistema de dados simples e confidencial que permita fazer uma análise actualizada das condições de cada PVHS.
• Constituir uma equipa técnica de suporte aos Cuidados Domiciliários e apoio psicossocial. Esta equipa reforçará o Plano Estratégico Nacional de Luta contra o VIH/SIDA (PNLS) sendo responsável pela prestação de apoio psicossocial às pessoas infectadas pela doença e seus familiares.
• Criar grupos de auto-ajuda para PVHS constituídos por PVHS. Para o efeito, o colaborador procurará dinamizar as PVHS através de encontros semanais com sessões que permitam dotá-los com instrumentos de capacitação;
• Elaborar um manual de procedimentos sobre normas de conduta e de comportamento no acompanhamento de pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA. O colaborador sistematizará condutas chave, metodologias e serviços necessários para o acompanhamento das PVHS e seus familiares em forma de um Manual que sirva de guia técnico para os devidos actores;
• Criar uma rede de referência e apoio institucional ao nível nacional;
• Desenhar e implementar o estudo qualitativo previsto pelo projecto. O colaborador reunirá as problemáticas que se pretendem aprofundar de forma a auferir o grau de estigma e descriminação existente no país numa fase inicial e a avaliar os resultados de impacto numa fase posterior do projecto;
• Desenvolver de forma contínua acções de advocacia para a redução do estigma junto das devidas autoridades, trabalhando em estreita colaboração com o PNLS;
• Apoiar os activistas nas acções IEC a realizar no âmbito do projecto, bem como na respectiva produção de material. O colaborador dará suporte técnico às acções IEC a desenvolver pelos activistas ao nível das comunidades, OCBs e escolas. Paralelamente, preparará o conteúdo a ser transmitido numa rubrica semanal de rádio e a ser debatido em 3 programas televisivos. Apoiará também a produção de material IEC destinado a cada grupo-alvo no que se refere à promoção de uma vida positiva das PVHS e da redução da descriminação;
• Participar no planeamento e monitorizar as formações previstas pelo projecto, em colaboração com formadores seleccionados para o efeito.

Competências e conhecimentos requeridos
- Capacidade de liderança e iniciativa
- Objectividade
- Capacidade de planificação e organização
- Capacidades interpessoais e de trabalho de equipa
- Capacidade de delegação de tarefas
- Capacidade de comunicação
- Capacidade de decisão e de resolução de problemas
- Compromisso com formação continua
- Conhecimentos tecnológicos
- Profissionalismo
- Flexibilidade no desempenho das suas funções

Formação Académica
Licenciatura em Psicologia ou Ciências Socais e Humanas ou com experiência comprovada em funções similares;

Experiência profissional
Pelo menos 2 anos de experiência e responsabilidade na área da gestão de projectos. Experiência na implementação de actividades comunitárias será uma mais-valia.

Conhecimento do funcionamento de financiadores internacionais, assim como do processo de elaboração, negociação e financiamento de projectos

Línguas:
Fluente em português. Domínio do Inglês e francês será uma mais valia.

Envio de currículo e carta de motivação até 15 de Janeiro de 2011, para florbelacordeiro@medicosdomundo.pt e
maria.sacchetti@medicosdomundo.pt

Informamos que só responderemos às candidaturas que forem seleccionadas para entrevista. As entrevistas serão presenciais e realizadas na sede de MdM em Lisboa.

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