terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VIAJAR DE AVIÃO É SEGURO?


DEBATE

“Viajar de avião é seguro?”


· A sessão decorrerá no 18 de Fevereiro de 2011, pelas 18h30, na loja Fnac do Centro Colombo, na Av. Lusíada, em Lisboa


A Gradiva em colaboração com os autores do livro Voar sem Medo - Um guia prático para voar confiante e descontraído coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque, vai realizar um debate sob o tema “Viajar de avião é seguro?” na loja Fnac do Centro Colombo, em Lisboa, no próximo dia 18 de Fevereiro às 18h30.


O debate contará com a participação de Jorge Leite, Director da Qualidade da TAP Manutenção e Engenharia e dos Comandantes António Santos Gomes e João Romão, especialistas em Segurança de Voo.


Ao debate seguir-se-á uma sessão de apresentação da obra Voar sem Medo - Um guia prático para voar confiante e descontraído, recentemente publicado pela Gradiva, coordenada pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque, em co-autoria com um conjunto de profissionais, oriundos de várias áreas, desde a psicologia, passando pela pilotagem e tripulação de cabine, até à engenharia aeronáutica, contando, ainda, com a colaboração especial de um dos maiores especialistas internacionais nesta matéria, Lucas van Gerwen Psicólogo, Piloto e Director da VALK Foudation.

Voar sem Medo é o primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais em que todas as vertentes relacionadas com o medo de voar são detalhadamente analisadas para que o leitor ultrapasse os seus receios e comece a retirar o máximo proveito de cada viagem aérea. Apresenta ideias sobre o que se pode fazer quando se é surpreendido por uma crise de ansiedade a bordo e contém sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem.

Uma obra, de leitura fácil e com descrição de casos práticos, em que os autores explicam como funcionam os mecanismos psicológicos que estão subjacentes ao medo de voar (causas e factores etiológicos, sintomas, sinais de alerta, comportamentos típicos, mecanismos de funcionamento e compreensão do que pode ter despoletado o problema em cada pessoa) e oferecem dicas e recomendações úteis para quem viajar de avião representa um problema.

Partindo do princípio que a falta de informação pode ser o detonador do medo, os autores abordam também os aspectos técnicos da aviação e das várias fases do voo. No livro Voar sem Medo é disponibilizada informação factual acerca de aspectos relacionados com os aviões e o transporte aéreo (estatísticas de acidentes aéreos, modo como funcionam as aeronaves, fases do voo, ruídos associados, explicação de fenómenos como a turbulência, informação sobre tópicos relacionados com a segurança de voo e a manutenção aeronáutica, etc.). Este tipo de informação pretende preencher o “vazio” criado pelo desconhecimento de como tudo funciona que, na ausência de informação, é muitas vezes ocupado e invadido por pensamentos e interpretações que não só geram como potenciam medo.

Voar sem Medo (Edição da Gradiva) é um livro que dissipa dúvidas, desmonta falsas crenças, elimina medos infundados e, sobretudo, reforça a confiança dos passageiros no transporte aéreo.

Sem comentários: