terça-feira, 8 de março de 2011

CENSOS 2011


Quem se recusar a responder aos Censos 2011 arrisca-se a pagar uma multa entre 250 e 3.740,98 euros, apurou o SOL.

O recenseamento da população e da habitação arranca já no próximo dia 21 e todas as pessoas que se encontrem em território nacional - não só os residentes - são obrigadas a responder.

A multa está prevista para várias situações, de acordo com o decreto-lei 226/2009: para quem não responder no prazo devido, para quem fornecer informações inexactas, insuficientes ou susceptíveis de induzir em erro. O mesmo acontecerá a quem pura e simplesmente, recuse responder ou ofereça resistência aos 23 mil recenseadores que vão distribuir, porta a porta, os questionários e os códigos necessários para quem opte por responder pela internet - uma novidade em relação aos últimos Censos, em 2001.

Apesar de admitir esta possibilidade, o Instituto Nacional de Estatística (INE) garante que vai apostar numa via mais diplomática. «O que verdadeiramente nos interessa é obter as respostas de todos os cidadãos», disse ao SOL fonte oficial deste organismo, acrescentando apenas que, «caso os moradores não se encontrem no alojamento, o recenseador deixará a documentação na caixa do correio».

Sem comentários: