sexta-feira, 11 de março de 2011

E DEPOIS NÃO PERCEBEM PORQUE NOS REVOLTAMOS



Presidente de banco nacionalizado vai receber 8,9 ME



O presidente executivo do Royal Bank of Scotland (RBS), nacionalizado em Outubro de 2008 pelo governo britânico, vai receber um pagamento total de 7,7 milhões de libras (8,9 milhões de euros) pela gestão em 2010, anunciou hoje a instituição.

O RBS, detido em 83 por cento pelo Estado britânico, referiu em comunicado que, do total de remuneração de 2010, Stephen Hester só poderá ir buscar 6,5 milhões de libras (7,5 milhões de euros) dentro de três anos, em função dos resultados que consiga até lá. O RBS, que anunciou recentemente prejuízos de mil milhões de libras (1,162 mil milhões de euros) em 2010, ofereceu à administração um plano de incentivos de longo prazo, em função dos objectivos.

Ao abrigo deste plano, Stephen Hester receberá 10,1 milhões de ações do banco, com um valor actual de mercado de 4,5 milhões de libras (5,2 milhões de euros) que poderá vender em Março de 2014 se os títulos ultrapassarem as 0,50 libras, valor a partir da qual o Estado britânico recupera as 20 mil milhões de libras que investiu para resgatar o banco.

O governo do Reino Unido viu-se obrigado a salvar o banco da falência, em 2008, depois dos investimentos desastrosos da instituição em crédito hipotecário de alto risco. O RBS considerou, no comunicado, que os prémios "são uma demonstração apropriada e equilibrada de moderação, que ao mesmo tempo mantém o apoio total à administração durante a execução do plano de recuperação do banco".

Len McCluskey, secretário-geral da Unite, o maior sindicato britânico, já contestou a remuneração de Stephen Hester, que considerou "grotesca", quando a maioria dos britânicos vive com preocupações económicas. "Enquanto a maioria dos contribuintes continua a sofrer durante estes difíceis tempos, os banqueiros comemoram os seus bónus grotescos", afirmou.

Sem comentários: