terça-feira, 5 de abril de 2011

SERÁ O PEDRO COELHO FUNCIONÁRIO DOS MERCADOS ?


Quarta-feira, dia 23, o PSD liderou uma histórica aliança direita/extrema-esquerda para liquidar o PEC 2011, derrubar o Governo socialista e mandar o país para eleições...

Mas, perante a euforia patriótica de quase toda a Assembleia da República, os mercados responderam subindo a taxa de juro dos empréstimos ao Estado português para 7,7%.


Quinta-feira, dia 24, acabado de derrubal o Governo, o dr.Passos Coelho (PSD) apresentou-se em Bruxelas...Perante os seus companheiros políticos da Filândia, Holanda e Alemanha, o dr. Passos Coelho foi forçado a reconhecer que não tinha nenhuma alternativa para apresentar ao PEC que eles tinham apoiado e ele chumbado. O mercado subiu-nos os juros para 8,0%.


Na sexta-feira, 25, com as orelhas a arder do que tinha ouvido em Bruxelas, o dr. Passos Coelho anunciou uma alternativa ao PEC socialista: aumentar o IVA. Ao mesmo tempo, apresentou uma proposta liquidando, de forma expedita, seis anos de tentativas de impor a avaliação de professores...Assim o país ficou a saber que nunca mais nenhum lóbi sera desinquietado na sua justa luta pelo triunfo dos medíocres sobre os competentes. E os juros nos mercados subiram para 8,2%.


Sábado, 26, o dr. Carrapatoso, resolveu antecipar-se à reflexão e, em vez de aumentar o IVA, propôs o corte de salários e do 13º mês. Porque era sábado e felizmente, os mercados estiveram fechados.


Domingo, dia 27, o dr. Passos Coelho reafirmou-se disposto a governar com o FMI. Porque era domingo os mercados mantiveram-se encerrados.


Segunda-feira, dia 28, o ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, desembarcou em Portugal e desancou no FMI, de alto a baixo. O dr. Passos coelho sugeriu que se privatizasse a Caixa-Geral de Depósitos. Os mercados reabriram e os juros subiram para 8,5%.


Terça-feira, 29, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, chegou também...o dr. Passos Coelho resolveu falar para fora e para dentro. Para fora, explicou ao Wall Street Journal que tinha chumbado o PEC 4 porque as medidas afinal eram "insuficientes". Os mercados subiram os juros para 8,8%.


Quarta-feira, dia 30, depois de uma noite de profunda reflexão, os conselheiros nacionais do PSD apresentaram ao país uns "pilares" erguidos sobre uma confusa amálgama de banalidades...Compreensivos, os mercados subiram as taxas para 9,1%.


Eis a responsabilidade e o "sentido de Estado" com que o PSD partiu para esta aventura.


O dr.Passos Coelho mostrou exuberantemente que não consegue evitar o regresso do velho PSD, saco de gatos de barões e baronetes, aliado de lóbis de interesses (como se viu na cambalhota dada para reprovar os genéricos, a pedido dos médicos e da indústria farmacêutica) e disposto a tudo para chegar ao poder (como se viu no frete feito à fenprof).


Por favor, não me interpretem mal: eu já escrevi que é minha convicção que o ciclo Sócrates/Teixeira dos Santos chegou ao fim e não é reciclável. Mas uma coisa é mudarmos de governo, interrompermos a meio um mandato eleitoral e perguntar aos portugueses se querem mudar de general; outra coisa é escolher o tempo adequado para o fazer...Por mais incerto que seja o desfecho da batalha, por mais gritante que seja a incompetência do general, não se muda de comando debaixo de fogo.


E, infelizmente também, o desejo pessoal de vingança de SªExª o Presidente Cavaco Silva foi mais forte do que o dever que lhe cabia de impor uma solução em defesa do país.


Vamos ao fundo, mas merecemos. Caramba, se merecemos.


(Excertos de um texto de Miguel Sousa Tavares, publicado no jornal Expresso de 2 de Abril de 2011)

Nota: O título é da responsabilidade deste blogue.

Sem comentários: