quinta-feira, 5 de maio de 2011

O ESTADO DO PARLAMENTO E AS CONTAS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA



Gradiva lança

O ESTADO DO PARLAMENTO

E AS CONTAS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O verdadeiro retrato de Portugal

em parceria com o Diário de Notícias

· O livro será lançado no próximo dia 6 de Maio, pelas 17h00m, no auditório da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII. A obra será apresentada por João Bosco Mota Amaral.


O ESTADO DO PARLAMENTO E AS CONTAS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA é o segundo volume da série Grande Investigação publicada pelo Diário de Notícias em parceria com a Gradiva. Depois de se ter revelado dados do estado a que o Estado chegou, alarga-se agora a reflexão à Assembleia da República e à Presidência, dois centros de poder do País.



Em relação ao Parlamento, reabre-se a discussão sobre o número de deputados, o modelo pelo qual são eleitos e a forma como os cidadãos se revêem naqueles que são os seus representantes. Mas abre-se ainda a investigação a outros ângulos da vida dos deputados que todos os dias são questionados: quem são, quanto ganham, o que fazem e que trabalho produzem; que interesses e relações cruzadas existem na Assembleia da República. Faz-se uma viagem ao interior do Parlamento, quer em relação ao presente, quer sobre as histórias do passado.



No que respeita à Presidência da República, a investigação do DN debruça-se sobre as tarefas e os custos do Palácio de Belém, num raio-x feito na véspera de Cavaco Silva tomar posse para o segundo mandato.



Tal como o volume anterior, O estado a que o Estado chegou, cujo sucesso obrigou à reedição ao fim de uma semana, este segundo volume pretende ser mais um contributo do DN - a que, com a presente edição em livro, a Gradiva se associa - para uma reflexão objectiva por parte dos cidadãos em geral e dos líderes políticos, económicos e sociais em particular.



EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO



MARIA DE LURDES VALE, 45 anos, jornalista, coordenadora da equipa de investigação, entrou para o Diário de Notícias em 1989 e desempenhou vários cargos de editoria na Redacção do jornal.



CARLOS DIOGO SANTOS, 23 anos, mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE, deu os primeiros passos no Diário de Notícias em 2009. Após uma curta passagem pela secção de Política – enquanto estagiário –, fixou-se na área de Segurança de onde saiu, no fim de 2010, para integrar a equipa de Grande Investigação.



JOÃO CRISTÓVÃO BAPTISTA, 27 anos, licenciado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, iniciou carreira em 2006 no jornal 24 horas. Em 2010, ingressou na Redacção do Diário de Notícias, onde actualmente é jornalista na secção de Grande

Investigação.



RUI PEDRO ANTUNES, 24 anos, licenciado em Jornalismo na Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira jornalística no Diário de Notícias em 2008, tendo desempenhado funções na editoria de Política até ao momento em que integrou a equipa de Grande Investigação.



SÓNIA SIMÕES, 28 anos, licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, e pós-graduada em Criminologia, iniciou carreira em 2003 no jornal Correio da Manhã. Quatro anos depois, ingressou na secção Justiça do jornal 24 horas e, em 2009, no Diário de Notícias, onde actualmente é jornalista na secção de Grande Investigação.



RUI MARQUES SIMÕES, 26 anos, licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, iniciou a carreira jornalística na Redacção do Porto do Diário de Notícias, em Setembro de 2007. Trabalhou na editoria de Desporto até ser integrado na recém-lançada equipa de Grande Investigação.

Sem comentários: