sexta-feira, 29 de julho de 2011

MEDALHA DE OURO PARA PORTUGUÊS NAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA


Medalha de ouro para português nas Olimpíadas de Matemática

Melhor resultado individual de sempre

Miguel Santos, estudante do 10º ano em Alcanena, conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, realizadas em Amesterdão, Holanda, um resultado inédito para a selecção portuguesa.

Actualmente com 16 anos, Miguel Santos já tinha arrebatado uma Menção Honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 2010 e, no ano anterior, a medalha de ouro na competição portuguesa.

«É fantástico. É o melhor resultado individual», confessou à agência Lusa Joana Teles, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Na competição, conquistaram medalhas de bronze os estudantes do 12º ano Raul Penaguião, da Escola Secundária Santa Maria, de Sintra, e João Santos, da Escola Secundária da Maia, com 17 e 18 anos, respectivamente.

Luís Duarte, estudante do 10º ano na Escola Secundária de Alcains, ainda com 15 anos, arrebatou uma menção honrosa.

Dos seis elementos que compunham a selecção portuguesa, apenas dois não receberam qualquer distinção individual.

«Isto é a prova de que, se houver trabalho e empenho, conseguimos ter os melhores resultados. Temos alunos excelentes, e isso é óptimo», sublinhou Joana Teles.

«Consigo ver na matemática mais originalidade e mais criatividade do que em muitas outras coisas. E há sempre coisas em aberto que precisam de mais desenvolvimento», confessou Miguel Santos à agência Lusa, pouco antes de partir para a Holanda, no estágio final realizado na Universidade de Coimbra.

As melhores classificações da selecção portuguesa foram alcançadas em 2010 nas Ibero-Americanas, com todos os alunos medalhados (uma medalha de prata e três de bronze) e no ano anterior nas «internacionais», com uma medalha de prata e três de bronze.

Sem comentários: