quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESPANHA - MADRID - OS INDIGNADOS

"Indignados" realizam nova marcha em Madrid

Polícia e 1500 indignados enfrentam-se na Praça do Sol

Com um forte dispositivo policial nas Portas do Sol, em Madrid, centenas de simpatizantes do movimento 15M convocaram, durante a noite, uma marcha de protesto a realizar às 12 horas desta quinta-feira, a partir de outra praça madrilena, a Praça do Oriente.

Mais de mil simpatizantes do Movimento 15M iniciaram na noite de quarta-feira, em Madrid, uma marcha rumo às Portas do Sol, em protesto pela polícia ter despejado os seus acampamentos - após 79 dias de tolerância, segundo salienta o Ministério do Interior. Mas a marcha foi bloqueada por um forte dispositivo de segurança e os "indignados" impedidos de entrar naquela praça madrilena.

"Do norte ao sul, de leste ao oeste, a luta continua custe o que custar", gritaram os manifestantes durante a passeata, que começou na Praça de Atocha.

Durante a madrugada, os manifestantes decidiram realizar uma marcha, esta quinta-feira, às 12 horas (11 horas em Portugal continental), com partida da Praça do Oriente até às Portas do Sol.

Madrid prepara-se para a visita do Papa Bento XVI, entre os dias 18 e 21, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. E o movimento atribui a acção policial a este acontecimento. O movimento 15M, que é conhecido assim por ter iniciado os seus protestos a 15 de Maio, convocou quarta-feira uma manifestação no centro da capital espanhola, e cerca de 1500 pessoas voltaram a sair à rua. Tal como na véspera, a estação do metro mais próxima da Porta do Sol encerrou ao final da tarde.

Na manhã de quarta-feira, a polícia desalojou 20 indignados que acampavam na Praça Mayor depois de, na noite anterior, o grupo ter voltado a ocupar, durante várias horas, as ruas do centro de Madrid.

Sem comentários: