sexta-feira, 28 de outubro de 2011

BANCÁRIOS PORTUGUESES - FUNDO DE PENSÕES NAS MÃOS DO GOVERNO. UM BOM NEGÓCIO?

COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS!

Jornal Negócios
Data: 28-10-2011


Depois da reunião de ontem com o Governo, sindicatos dizem que as pensões serão aumentadas e que ficarão isentos da eliminação dos subsídios de férias e Natal.
Eis uma primeira grande excepção. Os pensionistas da banca vão manter dois direitos: o aumento das pensões e a isenção do corte dos subsídios de férias e Natal, mesmo com os fundos de pensões a serem transferidos para a Segurança Social.

Segundo o "Diário de Notícias", os sindicatos saíram satisfeitos da primeira reunião com o Governo para redesenhar o modelo de transferência dos fundos de pensões para a Segurança Social pois viram respondidas as suas principais exigências.

"Para já estão garantidas algumas das posições dos sindicatos, nomeadamente os aumentos das pensões continuarem indexados à negociação colectiva", disse ao "Diário de Notícias" Rui Riso, presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. De lembrar que no Orçamento do Estado para 2012, o Governo suspende a actualização das pensões, exceptuando as mais baixas.

Quanto ao corte dos subsídios de férias e Natal, que será imposto a todos os funcionários públicos e pensionistas que recebam acima de 1.000 euros, (e a todos os que recebem acima do salário mínimo será aplicado um corte progressivo), os bancários também se livram dele pois "os fundos de pensões que serão transferidos estão suficientemente aprovisionados para pagar os 14 meses", garantiu Rui Riso.

A transferência do fundo de pensões da banca para a Segurança Social permitirá ao Estado ficar muito mais próximo do cumprimento da meta do défice de 5,9%.

Sem comentários: