quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OS PORTUGUESES NO MUNDO - LUSOTOPIA

Uma Viagem pelo Mundo em Português


Milhões de portugueses (exploradores, marinheiros ou simples emigrantes) ao longo dos séculos tem percorrido o mundo, estabelecendo-se nos seus lugares mais recônditos. Descubra um pouco desta história fantástica de um povo que fez do mundo a sua pátria de eleição.

Carlos Fontes

(CONTINUAÇÃO DO TEXTO PUBLICADO EM 24-10-2011)

Cabo Verde
Uma história comum com mais de cinco séculos.

Cambodja
Afonso de Albuquerque, o terrível almirante português, chegou aqui em 1511. Outros portugueses muito mais pacíficos vieram depois e aqui se estabeleceram.

Canadá
A presença de portugueses nas costas do Canadá, data de finais do século XV. João Fernandes Lavrador, terá sido o primeiro numa expedição dirigida por Giovanni Caboto. Cabe todavia a Gaspar Corte Real, o mérito de em 1500, ter explorado as costas da Península do Labrador até à entrada de Hudson. No ano seguinte, Gaspar Corte Real desembarca na Terra Nova.

Camarões
Os portugueses chegaram aos Camarões em meados do século XV, tendo-lhe dado este nome devido à abundância de camarões que encontraram num rio (Rio Camarões, Rio Wouri).

Ceilão (Sri Lanka)
Os portugueses fixaram-se no actual Sri Lanka em 1505 onde criaram importantes feitorias: Colombo (1518-1656), a cidade mais importante do reino de Cota e da Ilha de Ceilão; Galle (Galo), a fortaleza mais importante do extremo sul do Ceilão (1589) ; Jafanapatão (1560); Negumbo (1643); Batecalau (1628-1638); Triquinimale (1622).

China
Os primeiros contactos dos portugueses com os chineses, iniciam-se logo do inicio do século XVI. Apesar de todas as proibições do governo Chinês, o comércio clandestino manteve-se muito activo entre os dois povos. Mercadores, missionários e simples aventureiros portugueses percorrem toda a China, relatando um mundo fantástico. Um dos relatos mais impressionantes foi o de Fernão Mendes Pinto (Peregrinação).

Chile
A expedição de Fernão de Magalhães à volta do Mundo (1519-22), na qual participaram pelos menos trinta outros portugueses, cinco dos quais pilotos, selou para sempre a ligação histórica entre o Chile e Portugal. Foi o primeiro europeu a explorar o Chile, quando descobriu a passagem entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Uma província (Magallanes, que compreende a Patagónia) e um estreito deste país tem o seu nome. Em Portugal os chilenos tem assinalado os vários locais onde nasceu ou viveu este grande navegador português.

Chipre
As relações entre Chipre e Portugal, a julgar pela tradição, datam do século XV. O infante D. Henrique terá aqui obtido a cana-de-açucar e as videiras que foram plantadas na Ilha da Madeira.

Colombia
No século XVI muitos são os portugueses que se instalam no litoral norte da América do Sul, em Santa Marta, Novo Reino de Granada, etc. Fundaram muitas cidades e participaram expedições espanholas de conquista da região. A partir do Brasil exploram também os territórios da actual Venezuela, Colombia e as Guianas.

A Expedição de Rodrigo de Bastides que, em 1525, fundou a cidade de Santa Marta, para além de outros portugueses, contava com dois destacados oficiais superiores: Antonio Díaz Cardoso (capitão, natural de Santa Comba Dão) e Alonso Martín, acompanhado do seu filho Juan de San-Martin.

Comores
As ilhas Comores foram descobertas pelos portugueses em 1503. A população estava totalmente islamizada, sendo a penetração do cristianismo muito dificil. Os portugueses acabaram por ser substituídos pelos franceses que pouco mais conseguiram neste processo.

Congo
Os portugueses chegaram à Bacia do Congo, em 1482, estabelecendo relações diplomáticas o Reino do Congo (Maricongo).

República Democrática do Congo (ex-Zaire, Congo-Kinshasa).
Antiga colónia Belga, doada como propriedade pessoal ao rei Leopoldo da Bélgica (Conferência de Berlim 1884-85), tornou-se independente em 1960, tendo desempenhado um papel muito importante na luta de libertação de Angola.

República Popular do Congo (Congo-Brazzaville )
Antiga colónia francesa, tornou-se independente em 1960, tendo desempenhado um papel muito importante na luta de libertação de Angola, nomeadamente no apoio que prestou ao MPLA. Entre 1963 e 1990 esteve sob o domínio da antiga União Soviética, as tropas cubanas só abandonaram o país no ano seguinte.

Costa do Marfim
As relações com Portugal datam do século XV.

Coreia
As relações entre Portugal e a Coreia datam do século XVI. Os portugueses foram os primeiros europeus a visitarem e fixarem-se neste país que desde os anos 50 do século XX se encontra dividido.

Em 1961 foram estabelecidas relações diplomáticas entre Portugal e a Coreia do Sul, o que possibilitou o incremento das relações económicas e culturais. Estas relações, em plena "Guerra Fria" marcam a afirmação da Coreia do Sul no seio das forças do mundo Ocidental.

Depois do 25 de Abril de 1974, a Coreia do Norte abriu uma embaixada em Portugal (22/4/1975). Para além do PCP, o então presidente da república Costa Gomes, que havia assistido no oriente à guerra na Coreia, foi um dos principais mentores desta aproximação ao regime comunista de Kim-Il-Sung. Este presidente português, particularmente envolvido em movimentos pacifistas, procurou mediar uma aproximação entre as duas Coreias.

A partir de 1974 a Coreia do Sul reforçou os seus investimentos em Portugal, onde existe uma pequena comunidade de coreanos.

Cuba
Vários portugueses acompanharam Cristovão Colombo na sua 1ª. viagem a Cuba em 1492. O nome que lhe foi dada corresponde ao de uma antiga vila portuguesa. A organização autónoma de Cuba como colónia foi decidida, em 1511, pelo filho de Colombo - Diego Colon, natural de Lisboa. Entre os séculos XVI e XX Cuba recebeu largos milhares de escravos das antigas colónias portuguesas. 

Curaçau
Como no Suriname, estabeleceu-se aqui no século XVII uma importante comunidade de portugueses judeus. Ver Antilhas Holandesas.

(A PUBLICAÇÃO DESTE TEXTO CONTINUA NOS PRÓXIMOS DIAS)

Sem comentários: