segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UMA VIAGEM PELO MUNDO EM PORTUGUÊS - LUSOTOPIA

Uma Viagem pelo Mundo em Português

Milhões de portugueses (exploradores, marinheiros ou simples emigrantes) ao longo dos séculos tem percorrido o mundo, estabelecendo-se nos seus lugares mais recônditos. Descubra um pouco desta história fantástica de um povo que fez do mundo a sua pátria de eleição.

Carlos Fontes

(CONTINUAÇÃO DO TEXTO PUBLICADO EM 26-10-2011)



Dinamarca
As relações entre os dois países remontam à Idade Média. A filha de D. Sancho I, Dona Berengária de Portugal (1194-1221) casou-se com o rei da Dinamarca Valdemar II. A influência da rainha portuguesa terá sido significativa, pois foi graças à sua acção que a Dinamarca conquistou as últimas terras pagãs do báltico, a actual Estónia (1210).

Dominicana
A Republica Dominicana, partilha com o Haiti o território da antiga Ilha Hispaniola. A presença portuguesa fez-se sentir desde o momento em que foi descoberta (1492). Diego Colón, nascido em Lisboa, filho de Filipa Moniz Perestrelo e de Cristovão Colombo, quando aqui se estabeleceu como vice-rei das Indias, em 1509, levou consigo um numeroso grupo de portugueses.

A comunidade nunca parou de aumentar, tendo um papel de destaque no comércio internacional, tráfico de escravos e nas mais variadas actividades económicas. No século XVII foi reforçada com a vinda de muitos portugueses, cristãos novos, da Ilha de Curação. No Tribunal da Inquisição de Cartagena foram presos vários portugueses desta ilha.


EUA
Foi um português, o primeiro navegador a explorar toda a costa leste dos EUA. A presença portuguesa data do século XVI, constituindo-se no século XVII as primeiras comunidades.


Etiópia (Abissínia)
Mítica "Terra do Prestes João" foi desde o século XV objecto de várias expedições portuguesas, quer por mar, quer por terra (Pêro da Covilhã e Afonso Paiva). No inicio do século XVI já a Etiópia tinha fortes ligações com Portugal. Em 1543, graças à ajuda dos portugueses, a Etiópia não foi conquista e destruída pela Somália.


Emiratos Arábes Unidos
A chegada dos portugueses ao Golfo Pérsico, no século XVI, alterou as relações de poder locais. Nos actuais Emiratos estabeleceram-se na cidade de Julfar (forteleza, 1515 -1622) e em outros portos como Corfaçao (Khor Fakkan, Forte, -1666), Libedia (Badiyah ?, Forte, -1623), Quelba (Kalba, forte), Doba (Diba al Hisn, forte, ) e Mada (Mahdah, forte). Trata-se de um impressionante sistema militar-comercial que foi sendo destruído ao longo de todo o século XVII, devido a sucessivas investidas de persas, turcos, ingleses e holandeses, para além de tribos locais.


Egipto
Em 1509 os portugueses travaram contra os turcos e os egípcios (mamelucos ) uma maiores batalhas de todos os tempos. A batalha de Diu (Índia), ganha pelos portugueses, marcou o fim da ameaça islâmica que pesava sobre a Europa. Desde o princípio do século XV que os turcos e os egípcios se mostravam invencíveis, expandindo-se por toda a África, Ásia, mas também pela Europa oriental. Nesta batalha D. Francisco de Almeida, comandando uma pequena armada portuguesa destroçou por completo uma poderosa armada turco-egípcia. O Império Otomano saiu humilhado, nunca se tendo refeito desta pesada derrota. A dinastia dos mamelucos no Egípto acabou destroçada (1517). A partir desta batalha os Portugueses, durante quase um século, dominaram por completo o oceano Índico, abrindo as portas para a chegada de outros europeus (holandeses, ingleses, franceses). Na Europa esta vitória mostrou que os turcos podiam ser derrotados. O próprio Império Mongol que se expandia pela Índia evitou hostilizar os portugueses.


Espanha
Um antigo ditado português afirma que de "Espanha nem bom vento, nem bom casamento", traduzindo a ideia portuguesa que o país só existe quando se projecta para fora da Península Ibérica e se abre ao Mundo.


Equador (Ecuador)
A presença de portugueses na região do actual Equador data do início da conquista espanhola, onde participam activamente na conquista do "Império Inca". João Fernandes, por exemplo, como almirante da frota de Pedro Alvarado (1534) foi à costa do Equador, tendo subido até Quito.


Estónia
A conquista da Estónia pela Dinamarca, em 1210, está ligado a acção de uma portuguesa rainha deste país - Dona Berengária. Os navios portugueses desde a Idade Média que visitavam o porto de Talin. No século XVIII, o português António Vieira (Judeu), foi nomeado por o Czar russo Pedro I para o porto de Talin. Em meados do século XIX, Ivan Velho, neto de José Celestino Velho ( mercador da cidade do Porto e primeiro consul português em São Petersburgo) foi recebeu o título de barão e foi nomeado pelos czares russos governador da cidade estónia de Narva.


Filipinas
O arquipélago das Filipinas foi descoberto por portugueses navegando para leste, e depois por Fernão Magalhães, um português ao serviço de Espanha, navegando para ocidente (1521). Antes dos espanhóis aqui se estabelecerem, a partir de 1565, já a maioria das ilhas havia sido explorada pelos portugueses. Contudo, atendendo aos limites fixado no Tratado de Tordesilhas, os portugueses não se opuseram ao seu controle pelos espanhóis, até porque dessa forma os afastavam da Índia.


Finlândia
Portugal reconheceu a independência da Finlândia a 19/12/1919, tendo-se iniciado as relações diplomáticas a 10/1/1920. Inúmeros episódios uniram desde então os dois países.

Um dos mais curiosos é o do presidente da república da Finlândia, Marechal Mannerheim, que durante anos tentou vir passar umas férias em Portugal, apenas o tendo conseguido em 1945 (9/11/1945). , ficando alojado na Praia da Rocha (Algarve),

A comunidade finlandesa em Portugal relativamente numerosa. Em Abril de 2011,os finlandeses manifestaram-se contra a concessão de um empréstimo da UE a Portugal.


Formosa / Taiwan
Navegadores portugueses alcançaram a ilha de Taiwan em 1544, e logo a baptizaram de Ilha Formosa. Era um ilha habitada por piratas que resistiu durante muito tempo à colonização, inclusive dos próprios chineses. Em fins do século XIX os chineses cederam esta ilha aos japoneses, mas em 1949 milhares de chineses que não aceitarem o domínio do Partido Comunista sobre a China refugiaram-se aqui, onde fundaram a República da Formosa, também conhecida por República da China ou China Nacionalista (01/03/1950). Trata-se de um regime anti-comunista e pró-ocidental, suportado pelos EUA.

Portugal manteve relações diplomáticas com a Formosa entre 1954 e Janeiro de 1975, restabelecendo pouco depois as relações diplomáticas com a China continental ou República Popular da China.


França
As relações entre a França e Portugal remontam ao século XI, quando um cavaleiro francês vem para a Península Ibérica e passa a apoiar o desejo de autonomia populações que viviam entre o Douro e o Minho. O seu filho, D. Afonso Henriques será o primeiro rei de Portugal. A partir daqui as relações entre Portugal e a França não pararam de se reforçar, nomeadamente através de casamentos reais e da formação das suas elites culturais.

A PUBLICAÇÃO DESTE TEXTO CONTINUARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

Sem comentários: