quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BOAS NOTÍCIAS - IRENE FONSECA E A MATEMÁTICA APLICADA

Portuguesa lidera maior sociedade internacional de Matemática Aplicada
A matemática portuguesa Irene Fonseca foi eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial (SIAM, sigla em inglês), a maior sociedade internacional dedicada a esta área científica. Irene Fonseca é a primeira portuguesa a ocupar este cargo e a segunda mulher a liderar esta instituição, fundada em 1952. Sedeada em Filadélfia, nos Estados Unidos, a SIAM é constituída por cerca de 13 mil membros oriundos de todo o mundo.         

Irene Fonseca nasceu em Lisboa há 55 anos, licenciou-se em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Passou por Paris e Leipzig, antes de se tornar professora do Departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde dirige o Center for Nonlinear Analysis. Desenvolve investigação em mecânica dos meios contínuos, equações às derivadas parciais e cálculo das variações, bem como em aplicações como visão computacional e novos materiais. 
A investigadora mantém uma forte ligação à comunidade matemática portuguesa, apesar de ter desenvolvido a sua carreira essencialmente no estrangeiro. Em 1997 foi condecorada pelo presidente da República português com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada, como reconhecimento pela sua contribuição para o progresso científico na União Europeia.

Leia mais em:

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2151983

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/portuguesa-eleita-presidente-da-maior-sociedade-norteamericana-de-matematica-aplicada-1522771

Sem comentários: