sexta-feira, 20 de julho de 2012

SERINGA SEM AGULHA-INVENÇÃO PORTUGUESA


Portugueses inventam seringa sem agulha

Universidade de Coimbra desenvolve seringa a laser
Uma seringa a laser, sem agulha, que está sendo desenvolvida na Universidade de Coimbra (UC), deverá chegar ao mercado dentro de apenas um ano. O anúncio foi feito esta semana por Carlos Serpa, um dos cientistas envolvidos, durante a apresentação do protótipo da Laserleap, projeto que nasceu em 2008.

Criada por um grupo de três cientistas do Departamento de Química da Universidade de Coimbra – Carlos Serpa, Luís Arnaut e Gonçalo Sá – a seringa permite a administração rápida e eficaz de fármacos através da pele, sem utilização de agulha, o que a torna indolor e de baixo custo.

A LaserLeap venceu um dos maiores encontros científicos do mundo na área da fotónica, o Photonics West 2012, esta seringa inovadora tem múltiplas aplicações.

Entre as potenciais aplicações estão, por exemplo, o tratamento do cancer de pele e de determinadas doenças dermatológicas, a administração de vacinas e a utilização na área da cosmética.

Até agora, o sistema já foi testado em três dezenas de estudantes do Departamento de Química, e, de uma maneira geral, “não provoca dor nem vermelhidão”. A vermelhidão foi observada em “apenas cinco por cento dos casos, mas passa rapidamente”, sendo o dispositivo considerado “seguro para os humanos”.

A Laserleap já deu origem à criação de uma empresa, a LaserLeap Tecnologies, criada em Setembro de 2011 e atualmente incubada no Instituto Pedro Nunes.

Além disso, a invenção portuguesa venceu também a primeira edição do prêmio espanhol RedEmprendia, no valor de 200 mil euros, e a equipe que a desenvolveu fez também um pedido de patente internacional

Sem comentários: