segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESPANHA, MARIANO RAJOY - DE QUEM É GIBRALTAR E DE QUEM É OLIVENÇA?



Há coisas demasiado absurdas para serem verdade. Como pode Durão Barroso (defensor de Olivença portuguesa) ser neutro na questão de Gibraltar? Mas...aí estão as agências de notícias:" O primeiro-ministro Mariano Rajoy quer Durão Barroso do lado de Espanha para defender Gibraltar dos interesses britânicos no rochedo." Rajoy desconhece um facto, que torna este pedido absolutamente desconcertante: Durão Barroso ministro dos Negócios Estrangeiros, conseguiu em 1994 impedir uma iniciativa menos feliz de Cavaco Silva (então primeiro-ministro) no sentido de se construir uma ponte internacional entre Elvas e Olivença (sobre o Guadiana), por ser contrária às posições oficiais acerca da soberania daquela localidade, e pôr em causa até os direitos portugueses sobre o próprio Alqueva. E conseguiu que a Ponte da Ajuda fosse considerada exclusivamente portuguesa.

Aliás, todo este caso tem contornos surrealistas! Vejamos: a Espanha, que cedeu Gibraltar por tratado (Utreque, 1714) insiste em esquecer Olivença que ocupou em 1801 e devolveu a Portugal em 1814 (Paris) e 1815/17(Viena, assinatura dois anos depois).

É com curiosidade absolutamente expectante que antevejo os embaraços de Durão Barroso perante este absurdo convite. Ou será que a memória lhe vai (providencialmente) faltar?

Publicado na Revista Visão 1069-autoria, Augusto António Amado-Almada
 

Sem comentários: